Descobertas Arqueológicas

MÚMIA DE RAMSÉS III É sabido pelo relato do assim chamado Papiro Judicial de Turim que houve uma conspiração para matar o faraó Ramsés III (c. 1194 a 1163 a.C.). Uma de suas esposas, Tiy, planejou assassiná-lo para colocar seu filho Pentewere no trono. Mas as coisas não deram certo. A conspiração foi descoberta e todos os envolvidos foram julgados e punidos. O que não se sabia até agora é o que aconteceu com o próprio rei.

Em dezembro de 2012 pesquisadores divulgaram que a garganta do faraó foi cortada por uma lâmina afiada quando ele ainda estava vivo. Imagens tomográficas revelaram o ferimento. A traquéia foi claramente cortada, as duas extremidades se retrairam e formaram uma fenda de 3 centímetros. Na superfície anterior da sétima vértebra cervical é bem visível um pequeno corte. Todos os órgãos nesta região, a traquéia, o esôfago, e os grandes vasos sanguíneos, foram cortados. A extensão e a profundidade da ferida indicam que ela pode ter causado a morte imediata do faraó. Entretanto, não existe certeza absoluta quanto a isto. A possibilidade do ferimento ter sido causado pelos embalsamadores é muito remota. As imagens também revelaram que na ferida há um amuleto que representa o assim chamado Olho de Hórus, um símbolo comum de proteção contra acidentes e para a restauração da força física. Os egiptólogos pensam que a garganta cortada e o amuleto provam claramente que o faraó foi assassinado. O amuleto teria sido colocado na ferida após a morte para permitir a completa recuperação do rei no além-túmulo e os sacerdotes cobriram o pescoço da múmia com um colarinho de camadas grossas de linho.

Os pesquisadores também examinaram a múmia de um homem que se supõe ser de Pentewere, o filho de Ramsés III que Tiy queria ver no poder. A conclusão a que chegaram foi a de que existe coincidência de cerca de 50% entre o material genético do faraó e o desta múmia. Provavelmente tal corpo é mesmo do filho de Ramsés III. Para se alcançar uma certeza de 100% seria necessário examinar a múmia de Tiy que, infelizmente, ainda não foi encontrada. Veja também Acharam Pentewere?




ANDARILHOSRetorna

HOME PAGEHome page