As Paletas As Paletas As Paletas As Paletas As Paletas As Paletas As Paletas As Paletas As Paletas As Paletas As Paletas

Introdução

Os Faraós como Deuses

Os Faraós como Guerreiros

Os Faraós como Governantes

Os Faraós como
Seres Humanos


Os Nomes
dos Faraós


O Poder
dos Faraós


A Justiça
dos Faraós


As Vestimentas
dos Faraós


As Sandálias
dos Faraós


O Casamento
dos Faraós


As Famílias
dos Faraós


A Corte
dos Faraós


O Palácio
dos Faraós


O Lazer
dos Faraós


Os Faraós no Além-túmulo

Os Faraós no Além-túmulo
Parte 2


Os Túmulos
dos Faraós


Mulheres
no Trono


Biografias
dos Faraós


Apêndices

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PALETA No final do período pré-dinástico a arte egípcia produziu as famosas paletas de ardósia verde que hoje se espalham por diversos museus do mundo. Nelas já começam a surgir os principais convencionalismos que dominarão os trabalhos em baixo-relevo da época faraônica. Um deles, por exemplo, é a distribuição das figuras não em uma forma desordenada e dispersa, mas sim em registros superpostos.

O arqueólogo E. M. Drioton nos diz que a decoração de tais peças, que representa ou simboliza combates e conquistas de cidades, evoca guerras que precederam imediatamente à unificação das duas partes do Egito. Essas paletas deixaram de ser, como eram anteriormente, simples peças de modestas dimensões recortadas em pedaços de ardósia. Haviam tomado a forma, e às vezes o tamanho, de pequenos escudos oblongos, decorados em ambas as faces com baixos-relevos. Uma depressão redonda, que se localizava ao centro de uma das faces, testemunhava a aplicação primeira de tais objetos, mas isso não era mais do que uma lembrança. As paletas, esculpidas de ambos os lados, haviam passado a ser na realidade objetos votivos nos quais os capitães da guerra faziam representar seus façanhas de armas e que depositavam, junto com clavas decoradas de igual maneira, no templo do deus a cuja benevolência atribuíam suas vitórias. Em tais condições foi descoberta, no templo de Hórus, em Hieracônpolis, a famosa paleta do rei Narmer.

A figura acima mostra uma paleta cerimonial de rocha parda do período proto-dinástico, proveniente de Hieracômpolis. Conhecida como paleta dos dois cachorros, ela mostra, além deles, animais do deserto e duas bestas míticas de pescoço comprido no estilo da arte mesopotâmica.