Anedjib Anedjib Anedjib Anedjib Anedjib Anedjib Anedjib Anedjib Anedjib Anedjib Anedjib
CARTUCHO DE ANEDJIB

Introdução

Os Faraós como Deuses

Os Faraós como Guerreiros

Os Faraós como Governantes

Os Faraós como
Seres Humanos


Os Nomes
dos Faraós


O Poder
dos Faraós


A Justiça
dos Faraós


As Vestimentas
dos Faraós


As Sandálias
dos Faraós


O Casamento
dos Faraós


As Famílias
dos Faraós


A Corte
dos Faraós


O Palácio
dos Faraós


O Lazer
dos Faraós


Os Faraós no Além-túmulo

Os Faraós no Além-túmulo
Parte 2


Os Túmulos
dos Faraós


Mulheres
no Trono


Biografias
dos Faraós


Apêndices

HOME PAGE
ESTELA DE ANEDJIB Este á o primeiro faraó mencionado na lista de reis de Saqqara, o que pode significar ter sido ele o primeiro monarca tinita a ser reconhecido como legítimo no Baixo Egito. Seu nome também pode ser grafado como Adjib, ou Enezib. Era, provavelmente, filho do faraó Den, mas o nome de sua mãe continua um mistério. Sua esposa pode ter sido a rainha Betrest, baseado no fato de que ela á a mãe de Semerkhet, o faraó seguinte. Entretanto, outros autores conjecturam que ela era, de fato, esposa de Den e que Semerkhet era meio-irmão de Anedjib. Ao lado, fragmento em pedra com o nome e representação do faraó.

Embora Maneton tenha atribuído 26 anos de reinado a este faraó, os modernos egiptólogos acreditam que este período tenha sido muito menor, ou seja, em torno de apenas 10 anos, em função da escassez de informações sobre ele registradas nos monumentos egípcios. Ainda que se saiba que Anedjib celebrou um festival Heb-Sed, algo que não acontecia normalmente até que um rei tivesse permanecido no trono durante um tempo considerável, isto se deu, presumivelmente, porque ele já era velho quando sucedeu a Den, e a celebração daquele festival era considerada auspiciosa para renovar os poderes de um rei com idade avançada. Registros contemporâneos sugerem que ele reinou durante uma época de instabilidade política e conflito dinástico entre o Alto e o Baixo Egito. Nascido no Alto Egito, foi obrigado a derrubar várias insurreições no Baixo Egito e é provável que tenha sido deposto por Semerkhet, seu sucessor. Numerosos vasos de pedra nos quais suas inscrições foram apagadas pelo sucessor e o tamanho exíguo de sua tumba reforçam esta impressão.

TÚMULO DE ANEDJIB Foram localizados dois túmulos ligados a ele: um em Abido, onde provavelmente foi enterrado, e outro em Saqqara. Do grupo das tumbas reais em Abido, a deste rei é a menor e de construção mais pobre. O túmulo em Saqqara, embora seja mais elaborado no projeto e na construção, é consideravelmente menor do que outras tumbas reais da área. Em Abido o túmulo, cuja planta vemos ao lado, consiste de uma cova revestida de tijolos, dividida em duas dependências por uma parede atravessada. A leste uma escada descendente conduz à sala principal. Originalmente a câmara funerária tinha o piso, as paredes e o teto revestidos de madeira, um luxo para um país que pouco dispunha desse material. As dimensões totais do túmulo, incluindo-se a parte que ficava acima do solo, era de 16,4 por 9 metros. Em torno da estrutura principal havia 64 sepulturas pobremente construídas para os criados sacrificados.

Quanto ao túmulo de Saqqara, foi datado do reinado de Anedjib por meio de inscrições em jarros e em outras peças que também mencionam o nome de um funcionário chamado Nebitka, que presumivelmente foi enterrado nessa tumba. Ela apresenta algumas características arquitetônicas muito interessantes e significativas. Acima do solo sua estrutura assemelha-se a uma pirâmide de degraus, mas apenas a parte inferior foi preservada e é possível que continuasse para cima na forma piramidal. Cercando essa pirâmide havia um muro com seu exterior decorado com as tradicionais saliências e recessos. Arqueólogos acreditam que nesse caso houve uma junção arquitetônica da estrutura em pirâmide usada no Alto Egito com a estrutura retangular de muros apainelados empregados no Baixo Egito e, assim, talvez possa ser considerada uma precursora da pirâmide de degraus de Djoser. Outra característica não usual desta tumba é sua dupla entrada: uma escada que leva à câmara funerária e outra para uma sala acima dela. Todo o monumento media 37 por 13,85 metros.

Algumas mastabas construídas durante o reinado deste rei são belas e mostram sinais de avanços arquitetônicos. Além disso, várias estátuas de pedra atestam que a tradição de fazer estátuas do faraó já havia começado. Nelas ele á retratado com diferentes vestuários e as peças, provavelmente, eram exibidas em seus templos.

NomeAnedjib
Avós---
PaiDen (?)
Mãe---
EsposaBetrest (?)
FilhosSemerkhet (?)
Pirâmides construídas---
TúmuloProvavelmente em Abido
Múmia---