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MÚSICOS E DANÇARINOS

A música e a dança faziam parte do cotidiano do povo egípcio. Eles gostavam de vida social e de festas. Os mais abastados reuniam parentes e amigos em animados banquetes. Em tais ocasiões havia músicos, dançarinos, acrobatas e cantores profissionais de ambos os sexos para animar e distrair os convidados. Comida e bebida não faltavam. Taças de ouro e de prata e as mais lindas baixelas de alabastro e de cerâmica pintada eram postas em função. A sala da recepção era decorada com flores. Pequenos cones de perfume colocados sobre as cabeças dos convivas exalavam aromas raros. Harpas, flautas e gaitas inundavam o ambiente de melodia. Todos se propunham a passar um dia feliz.

Preparativos para a realização de um banquete envolviam toda a criadagem e movimentava toda a casa. A residência era lavada e caiada e os seus jardins varridos com esmero. Um boi era abatido e sua carne devidamente preparada. Gansos eram assados no espeto. Revisava-se o estoque de cerveja, vinhos e licores. Frutos eram empilhados na forma de pirâmides em pratos e tabuleiros de vime.

No dia da festa, caso as visitas a serem recebidas fossem muito ilustres, os donos da casa as recebiam em pé perto da entrada e as conduziam através do jardim até o interior da residência. Em outros casos, os anfitriões permaneciam na sala de recepção e os convidados eram recebidos pelos criados e pelas crianças. Terminados os abraços e feitos os cumprimetos de praxe, que eram verbalmente longos e rebuscados, cada pessoa tomava o seu lugar no salão.

Os donos da casa — nos conta o egiptólogo Pierre Montet — sentavam-se em cadeiras de espaldar alto, cujas partes de madeira eram incrustadas de ouro e prata, turquesa, cornalina e lápis-lazúli. À disposição de alguns convidados colocam-se também assentos muito luxuosos. Os outros contentavam-se com tamboretes em X ou mesmo com tamboretes de pés verticais. Em casa das pessoas humildes, as pessoas sentavam-se simplesmente sobre esteiras. Os assentos preferidos pelas raparigas eram os coxins de couro, muito bem trabalhados. Os homens colocavam-se de um lado, as mulheres de outro. O moralista Ptah-hotep, que sabia o que dizia, recomenda aos jovens, e mesmo aos homens maduros, convidados para uma casa amiga, que não olhem demasiado para o lado das mulheres. Isto não era uma regra absoluta. Quando se reuniam os homens e as mulheres, os serviços não eram separados. O convidado podia, se o desejava, ficar junto de sua esposa.

UM CONVIDADO As criadas, sempre novas e bonitas, trajavam vestidos transparentes ou usavam apenas um gorjal e um cinto sobre o corpo. Circulavam entre os convidados distribuindo flores de lótus para todos os presentes e com uma pomada perfumada que transportavam num grande prato, confeccionavam os cones brancos que todos usavam na cabeça. Esse era um acessório indispensável numa recepção: com o calor do corpo e do ambiente os cones se fundiam lentamente, inundando o salão de fragrância e mascarando o cheiro da comida que se espalhava pelo ar.





A flauta e a harpa, que surgiram na TOCANDO HARPAépoca das pirâmides, e outros instrumentos musicais, isolados ou em conjunto, também não faltavam nas festas e se associvam ao canto e às palmas para alegrar a reunião, pois os egípcios sempre gostaram de música. Dançarinos e até acrobatas completavam o espetáculo.

Mesmo depois de todos já estarem saciados, a música, os cânticos e as danças prolongavam a reunião. Os cantores improvisavam versos que celebravam a generosidade dos donos da casa ou a bondade dos deuses. Enfatizavam o fato da vida ser curta e que, portanto, aquele dia feliz devia ser bem aproveitado, antes que a tristeza do reino dos mortos se abatesse sobre eles. Sobre esse assunto o historiador Heródoto relata um costume vigente na época da decadêcia da civilização egípcia:
Quando os egípcios abastados realizam festins em suas casas, têm o hábito de fazer levar à sala, depois do repasto, um esquife contendo uma figura de madeira trabalhada com perfeição e muito bem pintada, representando um morto. Essa figura, que mede de um a dois côvados de comprimento, é exibida a cada um dos convivas, acompanhada desta advertência: "Lança os olhos sobre este homem. Tu te parecerás com ele depois da morte. Bebe, pois, agora, e diverte-te."
De fato figurinhas de madeira, esculpidas, pintadas e colocadas em caixões de modo a imitarem exatamente um morto mumificado, foram realmente encontradas por arqueólogos numa residência particular da cidade de Tanis.

Já que as bebidas circulavam livremente, com o pretexto de celebrarem um dia feliz muitos dos convivas se embriagavam. Não é raro — esclarece Pierre Montet — encontrar nas cenas de um banquete um conviva a quem o excesso de comida e bebida incomodara a cabeça e o coração. Um jato pouco gracioso escapa-se-lhe da boca. Os seus vizinhos, a quem o incidente não espanta muito, amparam a cabeça do doente ou da doente. Se fosse preciso estendiam-no num leito. Os vestígios do incidente depressa seriam limpos e a festa continuava.

A figura que aparece no alto desta página é um detalhe de um fragmento de pintura mural da tumba de Nebamon, escriba dos celeiros, da XVIII dinastia (c. 1550 a 1307 a.C.), mostrando uma cena de banquete. Para ver todo o fragmento da pintura, clique aqui. Os músicos e dançarinos entretêm os convidados que estão vestidos com a roupa de festa típica daquele período, com o amarelo característico incorporado aos trajes brancos, enquanto as mulheres usam grandes perucas. O mais notável dessa cena é o fato das instrumentistas serem mostradas de frente e não de perfil, uma quebra da convenção habitual da antiga arte egípcia. Para ver o detalhe das duas dançarinas, clique aqui. Para ver o detalhe do grupo de mulheres, clique aqui e também aqui. Para ver o detalhe do grupo de homens, clique aqui.

Você também pode examinar outras pinturas da mesma parede sobre o mesmo tema. Para ver outra cena na qual mulheres aparecem com penteados elaborados, provavelmente perucas, cones perfumados na cabeça e flores de lótus nas mãos, clique aqui. Algumas mulheres colocam uma flor de lótus ou uma pequena fruta, que se acredita seja uma mandrágora, sob as narinas de sua companheira. A parte inferior da figura mostra mulheres jovens tocando um tipo de alaúde e flauta dupla. Em mais uma cena que você pode ver clicando aqui, serviçais masculinos e fenininos atendem casais no registro superior, enquanto que mulheres atendem convidadas no inferior. À direita da cena inferior um homem atende a primeira figura do que seria, talvez, uma outra fileira de homens ou casais. Alguns convidados seguram flores de lótus, outros mandrágoras. Os servos oferecem bebidas ou colares de flores aos convivas. No lado esquerdo de ambos os registros há pilhas de comida, nenhuma das quais é mostrada como sendo consumida no banquete.

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