HOME PAGE
PIRÂMIDE HETEPHERES

Existem oito pequenos monumentos que são chamados pelos arqueólogos de pirâmides satélites. Elas estão situadas nas proximidades das três pirâmides principais de Gizé. Há quatro delas no lado leste da Pirâmide de Kéops, uma no lado sul da Pirâmide de Kéfren e três no lado sul da Pirâmide de Miquerinos.

Dentre as quatro pirâmides satélites da Pirâmide de Kéops a que está situada mais ao norte acredita-se que seja a da mãe de Kéops, a rainha Hetepheres, pois nas proximidades foi encontrado seu túmulo no fundo de um poço de 30 metros de profundidade. A foto ao lado, cortesia e de Jon Bodsworth, mostra um aspecto do interior da pirâmide daquela rainha. Abaixo o esquema gráfico dessa construção.




ESQUEMA PIRÂMIDE HETEPHERES











A pirâmide seguinte acredita-se que pertença à rainha Meritetis, esposa de Kéops e filha de Snefru. Ela parece ser uma pirâmide de degraus e tem alguns dos blocos do seu revestimento ainda visíveis. Nas fotos abaixo o exterior e um aspecto do interior desta pirâmide, bem como seu esquema gráfico. Fotos cortesia e de Jon Bodsworth.

PIRÂMIDE MERITETIS PIRÂMIDE MERITETIS











ESQUEMA PIRÂMIDE MERITETIS









Em seguida situa-se uma pirâmide que se acredita pertencer à rainha Henutsen, filha de Snefru e da terceira esposa desse faraó. Ela era meia-irmã de Kéops, mais velho do que ela, com quem ele teria se casado, embora haja divergência entre os arqueólogos sobre este fato. Os especialistas acreditam que essa pirâmide originalmente não fazia parte do complexo da pirâmide de Kéops, pois seu lado sul não está alinhado com a lateral da Grande Pirâmide, mas sim com uma mastaba das proximidades pertencente a um dos filhos da rainha. Aparentemente construída às pressas e deixada inacabada, mesmo assim acredita-se, conforme documentos datados da XXI dinastia (c. 1070 a 945 a.C.), que Henutsen foi enterrada ali. Alguns dos blocos de revestimentos ainda podem ser vistos no monumento. Abaixo um aspecto dessa pirâmide, numa foto cortesia e de Lyn Gateley, bem como seu esquema gráfico.

PIRÂMIDE DE HENUTSEN ESQUEMA PIRÂMIDE HENUTSEN

















PIRÂMIDE DO KÁ DE KÉOPS A quarta pirâmide satélite estava destinada a abrigar o ka de Kéops e fica situada a cerca de 25 metros do canto sudeste da Grande Pirâmide. Só foiPIRAMIDION DA PIRÂMIDE DO KÁ DE KÉOPS descoberta em 1991, mas quase que totalmente destruída e atualmente a superestrutura consiste em apenas três camadas de alvenaria, como pode ser visto na foto acima. Sobrou também um piramidion muito fragmentado que foi remontado nas proximidades, como vemos na foto inferior. Arqueólogos sugerem que essa pirâmide de culto foi construída às pressas, provavelmente após a morte do faraó. Há uma cova de barco no lado nordeste do monumento a qual, pelas proximidades, parece pertencer a ele. Internamente a pirâmide tem a forma da letra T e um corredor descendente que termina em uma câmara retangular. Fotos cortesia e de Jon Bodsworth.