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FALCAO O DEUS SOLAR


Introdução
Touro Ápis
Touro Mnévis
Touro Buchis
Babuíno
Chacal
Lobo
Íbis
Leoa
Gata
Falcão

Sol no Horizonte

Hórus de Edfu
Hórus Antigo
Hórus Menino

Hórus, Filho
de Ísis


Olho de Hórus
Filhos de Hórus Deus da Guerra Leão
Escaravelho

Carneiro de Amon

Carneiro de Khnum


Escorpião
Deus Terra

Guardião dos Horizontes

Pássaro Alma
Fênix
Bode
Crocodilo
Hipopótamo
Vaca
Peixes
Abutre

Naja da Colheita

Naja do Cume do Ocidente

Serpente Uraeus

Serpente Apófis

Serpente Defensora

Serpentes do Inferno

Glossário HOME PAGE
O DEUS NACIONAL DO Egito, o maior de todos os deuses, juiz supremo, criador do universo e fonte de toda a vida, era o Sol, objeto de adoração em qualquer lugar. A sede de seu culto ficava em Heliópolis (On em egípcio), o mais antigo e próspero centro comercial do Baixo Egito, onde ele encabeçava um conjunto de nove deuses (enéade), o mais importante grupo de divindades do panteão egípcio. Era o pai de Shu e Tefnut, avô de Geb e Nut, bisavô de Osíris, Ísis, Seth e Néftis e trisavô de Hórus. O deus-Sol é retratado pela arte egípcia sob muitas formas e denominações. Seu nome mais vetusto é Atum, divindade representada como um homem barbado usando a coroa dupla do faraó, que simbolizava especialmente o Sol ao entardecer. Era ele o deus-Sol original de Heliópolis.

ENTRETANTO, O NOME mais comum do deus-Sol é , com o qual até mesmo Atum se identificou. Simbolizava o Sol no auge do seu esplendor e podia ser representado por um falcão; por um homem com cabeça de falcão usando o disco solar, o uraeus ou a coroa dupla e, mais raramente, por um homem. Como viajava pelas águas do céu e do mundo subterrâneo, muitas vezes era mostrado utilizando uma barca. Quando representado por uma cabeça de falcão, como essa que se vê acima proveniente do templo de Hieracômpolis, estabelecia-se uma identidade com Hórus, outro deus solar adorado em várias partes do país desde tempos remotos. Esse nome é derivado da antiga palavra egípcia hr (her), a qual em sua forma mais primitiva era a preposição acima ou sobre, pois Hórus, o falcão, pairava acima de todo o país e de seus habitantes e era o símbolo natural do rei que reinava sobre todo o Egito. Para ver outra foto da cabeça de falcão mostrada acima, clique aqui. Ela é de ouro com olhos de obsidiana e deve ter sido feita na VI dinastia (c. 2323 a 2150 a.C.) e, talvez, modificada no decorrer da XVIII dinastia (c. 1550 a 1307 a.C.).

O FALCÃO, CUJA VISTA É TÃO PODEROSA que é ele o único animal a poder fixar o Sol, é, por excelência, o animal de Hórus, o deus-Sol. Já no período pré-dinastico os reis eram conhecidos como seguidores de Hórus. Durante o Império Antigo (c. 2575 a 2134 a.C.), o deus-Sol era adorado como pai legítimo do faraó reinante, criador de todas as leis e entidade de quem emanava toda a autoridade visível. O deus-Sol governava nos céus como um soberano divino, contrapartida celestial do faraó. Hórus, representado pelo falcão, era o deus do céu, um símbolo da realeza divina e o protetor do faraó reinante.

NO CURSO DA HISTÓRIA DO EGITO, esse deus foi pessoalmente identificado com o rei, talvez porque aquela ave podia voar através dos céus a grandes alturas e vigiar o império. Todo faraó, ao reinar, usava o nome de Hórus como o primeiro dos seus títulos e seu trono era o trono de Hórus. Para os egípcios o faraó era Hórus, o falcão celeste, cujos olhos representavam o Sol e a Lua. Nos relevos há várias cenas nas quais o deus Hórus aparece ao lado do faraó como criaturas iguais, da mesma estirpe.

A INFLUÊNCIA DO DEUS ADORADO EM ON espalhou-se por todo o país desde os tempos mais remotos, de tal modo que os deuses locais foram se assimilando ao deus-Sol e o ritual da maioria dos templos egípcios acabou por ter como base a liturgia celebrada no templo do deus-Sol em Heliópolis.

EM TANIS, arqueólogos encontraram esqueletos de falcões dentro de pequenas jarras. Nekhen, a Hieracômpolis dos gregos, teve um deus falcão como sua divindade local e o nome da cidade significa justamente Cidade do Falcão.

SEGUNDO A LENDA — nos conta o egiptólogo Alan Shorter — a cada manhã Rá surgia por trás de Manu, a montanha da aurora e singrava os céus em sua barca dos milhões de anos, acompanhado pelos deuses de seu séquito.



ACREDITAVAM ALGUNS QUE Rá envelhecia no decorrer do dia. De manhã, era uma criança recém-nascida, ao meio-dia um herói na plenitude da vida e, no crepúsculo, um velho cambaleando, com passos incertos, rumo ao Ocidente. O deus utilizava duas barcas. Durante o dia, ele cruzava os céus a bordo da barca
Manjet, mas, ao entardecer, ele tomava uma outra barca, chamada Mesektet, para a sua viagem noturna, jornada que o levava pelas regiões do inferno.

A ESTELA DO FARAÓ WADJ, da I Dinastia (c. 2920 a 2770 a.C.), que se vê acima, tem dois metros e 50 centímetos de altura e nela o falcão-
-símbolo de Hórus protege o rei, simbolizado pela serpente, e o palácio, representado por suas muralhas. Entretanto, uma das mais famosas cenas de Hórus é a escultura do falcão empoleirado no trono atrás da cabeça do faraó Kéfren (c. 2520 a 2494 a.C.), o construtor da segunda pirâmide de Gizé em altura. A ave abraça o faraó com suas asas para voar com ele rumo aos céus. Hórus também estava vinculado à deusa Hátor. Ela era o olho de Rá, o deus-Sol, a esposa do rei vivo e a mãe do rei que estava por vir. O nome da deusa era escrito com o hieróglifo do falcão Hórus dentro de um retângulo, significando A Morada de Hórus.

O DEUS HÓRUS FOI CULTUADO SOB VÁRIAS FORMAS, sendo que devemos distinguir o Hórus solar do Hórus — filho de Osíris. Assim temos:


HÓRUS SOLAR



Em Heliópolis, como HarakhtiHórus no horizonte —, era a manifestação do Sol ao surgir e se pôr. Muitas vezes identificado a Rá, quando passava a se chamar Rá-Harakhti. Representado como um homem com cabeça de falcão ou simplesmente como um falcão.



Como Hórus de Edfu, era adorado nessa cidade, onde tinha um importante centro de culto já que o local era tido como o palco da vitória dessa divindade sobre Seth. Aparecia como um homem com cabeça de falcão ou como um falcão, e também representado por um disco solar provido de asas de falcão, figura que era talhada nas portas de muitos templos. Ao lado, um falcão colossal de granito cinza da entrada da sala hipóstila do templo de Edfu.



Em Letópolis era cultuado como Haroéris — Hórus, o antigo, o velho ou o primogênito —, a divindade que lutou contra Seth, o deus do mal. Representado como um falcão, ou como um homem com cabeça de falcão e o disco solar sobre ela, era o protetor do rei por excelência.




HÓRUS, FILHO DE OSÍRIS

HARPÓCRATES Em Heliópolis essa divindade era adorada também sob outra forma. Recebia o nome de Heru-pa-khret, palavra egípcia que significa Hórus, o menino, e que os gregos traduziram para Harpócrates, identificando-o com uma divindade do silêncio. Tratava-se de uma forma tardia de Hórus no seu aspecto de ser o filho de Ísis e Osíris quando criança e fazia parte da enéade daquela cidade, tendo sido cultuado em muitos santuários do país. Nesse caso é representado por uma criança nua, usando a coroa dupla do faraó ou um penteado infantil com tranças e chupando o dedo. Muitas vezes é retratado sendo amamentado por Ísis ou por Hátor. Também podia ser identificado com o deus-Sol que renascia a cada manhã, sendo, então, mostrado a emergir de uma flor de lótus que flutua sobre as águas celestiais.

Finalmente, sob o nome de Harsiese era encarado especificamente como filho de Ísis, o vingador de Osíris e protótipo do filho obediente. Nesse caso era representado como um homem com cabeça de falcão, usando a coroa dupla dos faraós.


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